sábado, 16 de agosto de 2008

Edição Agosto 2008


1 comentário:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Eram sete da manhã e lá fora estava um frio de enregelar.
Da janela via a neve a cair.
Não deixava de ser neve mas, ainda assim, era uma neve diferente daquela que já havia visto cair noutras partes do mundo.
Aquela, talvez por ser a neve que caía na terra que me viu nascer, era diferente. Trazia consigo os cheiros, os sabores e as cores da serra. Da Serra da Estrela.
Todos os anos, pelo Natal, vou até lá. É o período, por excelência, para rever a família, os amigos, as ruelas e as ladeiras.
Da janela, por entre os flocos de neve que iam caindo, vislumbrava os cântaros e era, também deles, que matava saudades.
Sabia sempre a pouco, e pouco tempo depois era chegada a hora regressar à labuta diária que, perspectivando uma vida melhor, me aguardava num país estrangeiro.
Sabia sempre a pouco e na hora da partida, partia já com saudades. Este era um sentimento comum a todos aqueles que partiam. Uns iam para a América, outros rumavam a diferentes países da Europa e do resto do mundo. Outros tantos iam à procura de novas oportunidades nos grandes centros urbanos do nosso país.

Estamos no Verão.
Tal como pela ocasião do Natal, preparo as malas à pressa, desejoso de lá chegar.
A Serra da Estrela, Manteigas, Sameiro, Vale da Amoreira e tantos outros lugares irão receber, neste Verão, a visita dos filhos da terra sempre com a mesma saudade.

Tal como pela ocasião do Natal, na hora da partida, a nostalgia irá imperar.

Contudo, este ano, irei partir sabendo que estarei mais perto. Devo-o ao Blogue dos MANTEIGAS (http://bloteigas.blogspot.com ) que pelas mãos dos filhos da terra, nos tenta fazer tentar chegar os cheiros, os sabores e as cores da serra. É ali que irei vivenciar, à distância, tudo o que doutra forma não o poderia fazer. Irei partir com a promessa de voltar, sempre, todos os dias, à distância de um clique no teclado, subscrevendo o Blogue dos MANTEIGAS, comentando as mensagens fazendo parte da história da terra que me viu nascer.

Deixo-vos esse desafio façam-no, tal como eu!
http://bloteigas.blogspot.com
Ver post: http://bloteigas.blogspot.com/2008/08/manteigaso-meu-cantinho.html